[Blender] Modelando uma Caneca
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rafaelsalessi
GuLider
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[Blender] Modelando uma Caneca
Este tutorial tem bastante imagens GIF, então pode demorar um tempo a mais para carregar dependendo da sua internet.
Vamos começar a nossa caneca! Para começar, delete o cubo inicial do
Blender e adicione um circulo com 16 vértices (Add>Mesh>Circle).
Não esqueça de marcar a opção Fill para que o circulo seja criado com
preenchimento.
Com o circulo adicionado aplique uma rotação (R) de 11.25 graus. Faça
isso teclando R e em seguida digitando 11.25. Tecle Enter para
finalizar.
Agora você terá que dar altura para sua caneca. Entre no Edit Mode (TAB)
e provavelmente todos os vértices estarão selecionados. Caso eles não
estejam, selecione-os teclando A.
Mude para a visão frontal (Numpad1) e dê uma extrusão (E) do tamanho que
desejar para sua caneca. Você pode fazer uma extrusão reta teclando E
(para extrusão) e em seguida Z (para trancá-la no eixo Z).
Para fazer a alça da caneca precisamos realizar alguns cortes na malha.
Tecle Ctrl+R para acessar a ferramenta Loop Cut. Faça cortes na
horizontal como mostra a animação abaixo. Para adicionar mais cortes de
uma vez só você pode rodar o Scroll do mouse para cima.
Com os cortes feito já podemos trabalhar na alça. Comece selecionando os 8 vértices de onde sairá a alça.
Pressione Delete para apagar as faces selecionadas. Para apagar apenas as faces escolha a opção Only Faces.
Agora nós aplicaremos um extrusão para começar a dar forma na alça.
Tecle E e em seguida selecione a opção Only Edges para a extrusão ser
feita com preechimento.
Você pode dar o tamanho que quiser para a alça, mas não exagere. A minha ficou com este tamanho:
Selecione agora os 4 vértices exteriores da alça como mostra a imagem abaixo.
Mova-os para a direita num valor de 0.2. Faça isso teclando G, em seguida X e depois 0.2.
Como você pode ver ainda falta fechar a alça. Faça isso selecionado 4
vértices de cada vez e teclando F. A imagem abaixo mostra o processo.
Com a alça pronta nós podemos fazer o buraco da caneca. Mude para o modo
de seleção de faces (Ctrl+TAB+3) e selecione todos as faces superiores.
Para fazer o buraco realize o seginte procedimento: aplique uma extrusão
(E) e sem mover as faces confirme (Enter). Em seguida aplique uma
pequena escala (S) e confirme novamente (Enter). Depois dê mais uma
extrusão para baixo no valor de 1.8 (ou de acordo com a altura da sua
caneca). Veja o processo na animação abaixo:
A foma da nossa caneca já está pronta, mas ela ainda está quadrada. Para arredondá-la vamos adicionar um modificador Subsurf.
Vá até o painel Editing (F9) e na aba Modifiers adicione um novo modificador do tipo Sufbsurf.
Feito isso, aumente os níveis da subdivisão para 3.
Para deixar as pontas do objeto lisas você pode aplicar um Set Smooth.
Esta opção está no mesmo painel, porém na aba Link and Materials.
A aparencia da caneca está muito melhor depois de aplicarmos o
SubSurf, mas ela ficou muito redonda. Para deixar algumas areas menos
arredondadas você pode usar Loop Cuts.
Certifique-se de que você está no Edit Mode e faça 2 cortes na boca
da caneca. Dessa forma ela fica menos redonda e com um aspecto muito
melhor.
Você pode fazer mais cortes em outas partes da caneca para que não fique muito redonda.
Esse é um ótimo tutorial de Blender, principalmente para quem está começando, porém não é da nossa equipe, o link original desse tutorial é este aqui:
http://blendertotal.wordpress.com/tutorial-modelando-uma-caneca/
Vamos começar a nossa caneca! Para começar, delete o cubo inicial do
Blender e adicione um circulo com 16 vértices (Add>Mesh>Circle).
Não esqueça de marcar a opção Fill para que o circulo seja criado com
preenchimento.
Com o circulo adicionado aplique uma rotação (R) de 11.25 graus. Faça
isso teclando R e em seguida digitando 11.25. Tecle Enter para
finalizar.
Agora você terá que dar altura para sua caneca. Entre no Edit Mode (TAB)
e provavelmente todos os vértices estarão selecionados. Caso eles não
estejam, selecione-os teclando A.
Mude para a visão frontal (Numpad1) e dê uma extrusão (E) do tamanho que
desejar para sua caneca. Você pode fazer uma extrusão reta teclando E
(para extrusão) e em seguida Z (para trancá-la no eixo Z).
Para fazer a alça da caneca precisamos realizar alguns cortes na malha.
Tecle Ctrl+R para acessar a ferramenta Loop Cut. Faça cortes na
horizontal como mostra a animação abaixo. Para adicionar mais cortes de
uma vez só você pode rodar o Scroll do mouse para cima.
Com os cortes feito já podemos trabalhar na alça. Comece selecionando os 8 vértices de onde sairá a alça.
Pressione Delete para apagar as faces selecionadas. Para apagar apenas as faces escolha a opção Only Faces.
Agora nós aplicaremos um extrusão para começar a dar forma na alça.
Tecle E e em seguida selecione a opção Only Edges para a extrusão ser
feita com preechimento.
Você pode dar o tamanho que quiser para a alça, mas não exagere. A minha ficou com este tamanho:
Selecione agora os 4 vértices exteriores da alça como mostra a imagem abaixo.
Mova-os para a direita num valor de 0.2. Faça isso teclando G, em seguida X e depois 0.2.
Como você pode ver ainda falta fechar a alça. Faça isso selecionado 4
vértices de cada vez e teclando F. A imagem abaixo mostra o processo.
Com a alça pronta nós podemos fazer o buraco da caneca. Mude para o modo
de seleção de faces (Ctrl+TAB+3) e selecione todos as faces superiores.
Para fazer o buraco realize o seginte procedimento: aplique uma extrusão
(E) e sem mover as faces confirme (Enter). Em seguida aplique uma
pequena escala (S) e confirme novamente (Enter). Depois dê mais uma
extrusão para baixo no valor de 1.8 (ou de acordo com a altura da sua
caneca). Veja o processo na animação abaixo:
A foma da nossa caneca já está pronta, mas ela ainda está quadrada. Para arredondá-la vamos adicionar um modificador Subsurf.
Vá até o painel Editing (F9) e na aba Modifiers adicione um novo modificador do tipo Sufbsurf.
Feito isso, aumente os níveis da subdivisão para 3.
Para deixar as pontas do objeto lisas você pode aplicar um Set Smooth.
Esta opção está no mesmo painel, porém na aba Link and Materials.
A aparencia da caneca está muito melhor depois de aplicarmos o
SubSurf, mas ela ficou muito redonda. Para deixar algumas areas menos
arredondadas você pode usar Loop Cuts.
Certifique-se de que você está no Edit Mode e faça 2 cortes na boca
da caneca. Dessa forma ela fica menos redonda e com um aspecto muito
melhor.
Você pode fazer mais cortes em outas partes da caneca para que não fique muito redonda.
Esse é um ótimo tutorial de Blender, principalmente para quem está começando, porém não é da nossa equipe, o link original desse tutorial é este aqui:
http://blendertotal.wordpress.com/tutorial-modelando-uma-caneca/
Re: [Blender] Modelando uma Caneca
rafaelsalessi escreveu:eu fiz a caneca so ficou meia errada
É a minha primeira também ficou meio estanha ^^
Apesar que foi a unica coisa que eu cheguei a modelar até o fim..
Re: [Blender] Modelando uma Caneca
ficou muito legal e to afim de faço tambem, mais que versão do blender tu uso e em que site faço o download.
Kevin t- Iniciante
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Re: [Blender] Modelando uma Caneca
queria aprender a mexer nisso, mais a preguiça reina D:
TH3US.- Iniciante
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Re: [Blender] Modelando uma Caneca
Eu nem sei oque é isso tava lendo Vegetando total . . mas obrigado ae por postar , rs ^^
XxFletcherxX- Iniciante
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Re: [Blender] Modelando uma Caneca
Você precisa só do programa blender, se você baixa-lo vai ver que o tutorial explica tudo direitinho
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